quinta-feira, 20 de março de 2008

Onde tudo começou

Atafona/RJ - Entre o Homem, o Rio e o Mar."Levei toda uma existência terrestre para descobrir que o mar, no seu soberano arbítrio, é essencialmente justo."
"Certa manhã, acordei com o mar à minha porta. Eu era o último habitante de Atafona (ou do que restara dela) ainda presente no local. Olhei pela janela e vi que as ondas já tocavam, lambiam suavemente as paredes da pensão de D. Lurdes. ...Embebido em um conformismo absoluto, eu senti meus pés se molharem : a água estava cálida e convidativa. Àquela altura, o mar já entrava em casa barulhento, sem a menor cerimônia, como um velho amigo a me visitar. Fortes cascatas brotavam das frestas das janelas e das rachaduras, já numerosas, nas paredes ( que teimavam em resistir, inutilmente). De repente, num estrondo, tudo veio abaixo. A construção ruiu. Eu simplesmente deixei-me levar pelo mar, que me envolvia, me abraçava com sua água docemente salgada, morna. Foi como se eu tivesse voltado ao útero materno. Momento sublime, eterno , apoteótico." Para Além Do Mar De Atafona / Maurício Mota Saboya Pinheiro / Atafona, 18 de maio de 1995.



Lugar de pessoas que de tão humildes , parecem anjos, encontrei neste pequeno lugar alguém de um coração sem dimensão. tenho certeza de que minha monografia irá se inrriquecer cada vez mais por sua presença.

A você historiador um até breve!

Qual o papel do historiador, servir a história ou ser servido dela ???/

2 comentários:

Eduardo Ribeiro disse...

Você encontrou um caminho interessante por onde se embrenhar. Se tiver tempo, com certeza vai saber transformar histórias verdadeiramente humanas em casos especiais que vão atrair a atenção de muitos. Ser historiados é uma conseqüencia e espero que você já tenha se dado conta, pois involuntariamente essa conseqüencia já te atingiu.
Vá com fé.

Barretho disse...

O historiador está cada vez mais contido nas intrigas para servir a uma legião de pessoas e a serviço dela própria, para que através de vários contos possam surgir diferentes pontos históricos. Daí as histórias se repetem e ganham novas roupagem esse é o grande diferencial...Uma forma de atrai o outro...
Inteligente sua sacada! sucesso felicidade. bjssss GracaBarretho